sábado, 28 de novembro de 2015

Denúncias de fraude na eleição de delegados colocam em risco realização do 12º CONTECT



28/05/2015


Por todo o Brasil, a realização das assembleias para escolha dos delegados que representarão a categoria no 12º Congresso Nacional da Fendect (Contect) gerou inúmeras denúncias de irregularidades. Em pelo menos 10 bases sindicais, há evidências de que houve fraude para favorecer grupos políticos ligados à direção dos Correios e para impedir que os trabalhadores de base exercessem seu legítimo direito de inscrever chapas para delegados.

Essas denúncias devem ser apuradas e revistas para garantir a realização de um congresso classista, democrático e sem a interferência da direção dos Correios em nosso movimento. Desde que a perdeu o controle da Federação em 2012 – quando o bloco de oposição elegeu a maior parte dos cargos da direção da Fentect – a ECT tem feito tudo o que está ao seu alcance para que a Articulação Sindical/PT volte a ser maioria na direção e subordine novamente o movimento sindical aos interesses da empresa. Para a eleição dos delegados do CONTECT, a ECT chegou a mobilizar gestores e paus-mandados para votar nas assembleias.

A direção do Sintect-CE repudia a tentativa de interferência da direção dos Correios nos rumos do movimento sindical e reafirma mais uma vez sua defesa que de que o congresso da categoria seja um espaço democrático e autônomo dos trabalhadores. A gravidade das denúncias e a quantidade expressiva de delegados eleitos em condições questionáveis impossibilitam que os recursos sejam julgados no próprio Contect. Isso porque o plenário do XII CONTECT, que deveria analisar esses recursos, já seria irregular e alvo de questionamentos também.

Temos buscado, junto com outros sindicatos comprometidos com a defesa dos trabalhadores, formas de resolver esse impasse. Se todas essas denúncias não forem apuradas e regularizadas, a realização do XII Contect estará inviabilizada.

Confira abaixo as principais denúncias:

1 – SINTECT-MA
No Maranhão, a direção do Sindicato dividiu a assembleia em dois lugares. Sendo o primeiro lugar no dia 14/04, na cidade de Caxias, onde não era comum, foi realizada assembleia da categoria, e nesta assembleia utilizou-se de bate-paus (policiais armados) para intimidar os trabalhadores da oposição. E a chapa da direção em Caxias foi formada por dois diretores sindicais (Jhony e Jubmar), sendo que Jhony trabalha em São Luís, Capital do Maranhão.
2. SINTECT-PANo Pará, a direção do sindicato também estabeleceu duas assembleias, uma na cidade de Belém e outra em Santarém. Em Belém, a diretoria do sindicato estabeleceu que a assembleia só iria eleger dois delegados, dos seis delegados possíveis, sendo que a direção do Sindicato já havia eleito uma delegada mulher em outra assembleia, que tinha como finalidade discutir apenas o Encontro Nacional de Mulheres, e não eleição de delegados ao CONTECT.

3- SINTECT –AP No Amapá, a assembleia controlada pelo presidente do sindicato, impediu que fosse inscrito uma chapa de trabalhadores da base, alegando que para se montar uma chapa, precisaria de duas mulheres e três homens, ao conseguir as duas mulheres, o presidente do sindicato alegou que uma das mulheres que está na direção do sindicato, não poderia concorrer por não ser filiada. Então os trabalhadores presentes na assembleia, para manter uma chapa com 30% de mulheres tentou novamente inscrever a chapa com 3 homens e uma mulher, o que novamente foi recusado pelo presidente. Isso provocou a revolta de mais de 20 trabalhadores. Então o presidente do sindicato encerrou a assembleia declarando que os delegados ao CONTECT seriam escolhidos por ele.

4 –SINTECT-STS Em Santos, que tem direito a eleger cinco delegados, o presidente do sindicato, Kiko, impediu que fosse inscrita uma chapa de trabalhadores e trabalhadoras alegando que o estatuto da FENTECT só permite a inscrição da chapa completa, com cinco titulares e cinco suplentes, no total de 10 trabalhadores, uma manobra totalmente descabida, pois, se isso fosse verdade, nenhuma delegação eleita ao CONTECT teria legitimidade.

5-SINTECT-RPO Além da diretoria do Sindicato de Ribeirão dividir a assembleia em quatro lugares (Franca, Catanduva, Araraquara e Ribeirão) o sindicato realizou as assembleias as 17 horas, em frente às unidades dos Correios, quando os carteiro saem as 17:30, bem como o pessoal da agencia.

6-Oposição ao SINTECT-RO 
Em Rondônia, onde a FENTECT estimula a oposição, o diretor da FENTECT Manoel Santanta levou vários chefes para assembleia e trancou o local para impedir que os trabalhadores base não pudessem participar da Assembleia. Depois de muita manifestação da categoria no lado de fora, Santana abriu o local dizendo que já tinha escolhido os delegados para o CONTECT. Pela relação de presentes ficaram impedidos de participar 28 trabalhadores, e participaram da assembleia 11 trabalhadores, maioria de gestores e um carteiro.

7- Oposição ao SINTECT-Bauru 
Em Bauru, a assembleia foi organizada diretamente pela Empresa, através dos ex-sindicalistas do PT, que hoje estão na direção da DR-SPI. A assembleia contou com a presença do ASTECT, Alexandre Fluminense, do ASCOM Carlos Decourt; do Coordenador Alex Marins, do ASGET Nilson Rodrigues, entre outros chefes que compunham a esvaziada assembleia, sem nenhum trabalhador de base no Clube da Hípica de Bauru, onde a ARCO, dirigida por Carlos Decourt, tem um convênio. Os chefes dos Correios, que interferiram em várias assembleias para eleição de delegados ao CONTECT, se sentiram tão à vontade nessa assembleia que não queriam nem permitir que o diretor da FENTECT, Edson Dorta fizesse a filmagem do evento, que supostamente seria do calendário da entidade, chegando ao cúmulo de agredir o companheiro para tentar roubar a câmara de vídeo do companheiro.
8- TOCANTINS 
Se quer há alguma oposição no Estado de Tocantins. Na verdade, o que aconteceu foi retirar delegados sem uma oposição real.
9-Assembleias de São Paulo e Rio de Janeiro 
Nas assembleias das oposições de São Paulo e Rio de Janeiro, que representam juntas uma delegação de 30% do Congresso, não houve convocação a base. No Rio de Janeiro, a assembleia foi realizada ao mesmo tempo em que era feito um churrasco com cervejada no local, impedindo inclusive que o diretor Edson Dorta da FENTECT pudesse falar na assembleia. Nestas assembleias tinham pessoas que não eram da categoria. Ambas as assembleias com intervenção da ECT na mobilização de chefes. Tendo mais votos que assinatura na lista de presença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões? Críticas?
Fique à vontade, escreva sua mensagem.